quinta-feira, 28 de março de 2013

Novo membro na família

E aí, tudo bem?
Aqui vai tudo quaaaase bem.
O lado bom foi termos adquirido mais uma calopsita, um cinza cara branca que batizamos de Elvis, por razões óbvias.
O lado razoável não tão bom assim dessa aquisição foi que desconfiamos da quietude dele e hoje o levei no veterinário junto com o Tuko, pra avaliar a saúde dos dois no geral e a veterinária também achou Elvis amoadinho abatido. Foi feito exame de fezes e deu positivo para parasitas, então ele está tomando antibiótico metronidazol e para evitar contágio, Tuko também está tomando. Na primeira noite que Elvis e Tuko ficaram juntos na gaiola eles se assustaram um com o outro de madrugada e com isso Tuko se debateu no escuro entre os poleiros, o que rendeu um hematoma na asinha esquerda. A veterinária examinou e está um pouco inchadinho ainda, mas nada grave e sara sozinho.
Não sei qual foi o tipo de manejo que Elvis teve se é que teve algum e se foi pelo menos adequado mas ele embora seja de boa índole é mais xucrinho jacuzinho que o Tuko. Está conosco desde domingo, e agora é que está mais tranquilo na hora de pegá-lo. No primeiro dia demorei a perceber o tempo dele, entusiasmada com a novidade, e persisti na tentativa de pegá-lo. Resultou em uma bicada forte e dolorida que não me machucou, mas serviu de alerta para minha pressa. 
Mas agora Elvis tem deixado eu pegá-lo, é claro, mudei a abordagem. Como ele adora o Tuko eu estava pegando Tuko primeiro, e ele vinha atrás pra não ficar sozinho.
Ainda pretendo fotografar os dois juntos brincando com o palitinho, ficaram bem amigos.
Hoje foi a primeira vez que vi a carinha do Elvis mais animadinha enquanto brincava com o palito, pra ver a imagem maior basta clicar sobre ela.
Nesta foto ao lado Elvis estava com a carinha amuadinha, mas acreditávamos ser apenas o estranhamento natural da mudança de ambiente, mudança de manejo, stress.
Fica aqui o alerta então. Aves na natureza ocultam sintomas de doenças, para evitar que os predadores percebam e as matem. Com aves em cativeiro é a mesma coisa, só que quando elas demonstram que algo não vai bem já é praticamente tarde demais. Então se algo não te parecer normal na conduta de sua ave, nos hábitos, nas fezes dela principalmente, leve imediatamente ao veterinário porque algo está errado, e quanto antes for detectado e tratado, maior a chance de reverter o quadro e curar seu animal.
Saiba mais sobre a saúde da sua calopsita clicando aqui.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário